Março É o Mês das Mulheres: Em Qualquer Lugar, Mas Também No Esporte

Março É o Mês das Mulheres: Em Qualquer Lugar, Mas Também No Esporte

Como Combinar Looks e Cases Papaya Lendo Março É o Mês das Mulheres: Em Qualquer Lugar, Mas Também No Esporte 3 minuto Próximo 3 Tendências de Maquiagem Para 2023

Dia 08 de Março foi o Dia das Mulheres, mas aqui na Papaya essa comemoração vai ser o mês inteiro e com uma causa pra lá de especial. Entendemos que existem pessoas que gostam de comemorar o Dia da Mulher com flores e chocolates, mas será que essa é a melhor forma de comemorar um dia que carrega uma história tão importante? 

Aqui decidimos que no final do mês de março vamos doar 1% das nossas vendas para programas que utilizam o esporte como ferramenta para promover o  de meninas e jovens mulheres. 

Afinal, a Papaya acredita que o esporte é um agente poderoso de transformação social e que é importante fazermos a nossa parte para incentivar meninas e jovens mulheres a caminharem para uma sociedade mais justa e igualitária. 

Qual é o Significado do Dia da Mulher?

O Dia Internacional da Mulher nasceu de um movimento sufragista feminino que começou na Nova Zelândia, mas se expandiu por toda América do Norte e Europa durante o início do século 20. Só em 1917, quando as mulheres ganharam o sufrágio na Rússia soviética, o Dia Internacional da Mulher teve data para a comemoração. 

Porém, a data mesmo só se tornou global quando as Nações Unidas adotaram a data em 1977. Agora, vamos pensar, se nem faz tanto tempo que temos um dia para celebrar as mulheres que (literalmente) geram a sociedade, você consegue imaginar quais foram as nossas conquistas? A gente te mostra.

 

Futebol Feminino no Brasil 

O futebol feminino no Brasil é jogado há mais de 100 anos. Porém, só foi legalizado há apenas 26 anos. Antes disso, acredite se quiser, o jogo era praticado de maneira escondida e praticamente ilegal. 

Foi só em 83 que surgiram os primeiros times profissionais no Brasil: o Radar, no Rio de Janeiro, e o Saad, de São Paulo. De lá pra cá, nomes como Marta, eleita a melhor jogadora do mundo, Sissi, Formiga e Cristiane tiveram a oportunidade de despontar como jogadoras de respeito, mas ainda não possuem o mesmo status que outros grandes jogadores. 

Marta 

A alagoana, eleita a melhor jogadora do mundo, já fez 291 gols em 468 jogos em sua longa carreira. Porém, se pensarmos em gols de Copa do Mundo, Marta já ultrapassou Ronaldo Fenômeno, famoso jogador pelo PSV Holanda, com 17 gols contra 15. Não que seja uma competição, né? 

Para Saber Mais 

Lélia Gonzalez 

Conhecida como a mulher que revolucionou o movimento negro, Lélia foi pioneira nos estudos sobre Cultura Negra no Brasil, foi co-fundadora do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras do Rio de Janeiro e trabalhou em vida contra o racismo estrutural, a desigualdade de gênero principalmente conectada à raça e o conceito de democracia racial. Para ser uma verdadeira feminista plural hoje no Brasil, é preciso ler Lélia Gonzalez e fica aqui a nossa recomendação.