Resoluções de início de ano normalmente são binárias e trabalham com sucesso ou fracasso. E exatamente por terem foco no resultado, podem provocar frustração com bastante facilidade. Mas e se o objetivo principal não for a performance, e sim o processo?
Pra viver 2026 com intenção e presença, separamos 3 dicas de hábitos que funcionam como rituais, e podem ser adotados aos poucos (sem tantas regras ou rigidez). Mais flexíveis, mas igualmente capazes de transformar a sua rotina!
1. Journaling
Para quem quer se conectar mais com o momento presente e consigo mesmo.

Para se distanciar das atividades que você faz de forma automática e convidar o seu cérebro a funcionar em outro ritmo, o combo papel + caneta pode ser uma ótima ferramenta.
O journaling é um hábito que se assemelha ao que a gente chamava de diário, na adolescência, e funciona como um retrato daquilo que está se passando pela sua cabeça. Para começar, qualquer caderno ou agenda que já existe na sua casa, escondido em alguma gaveta, pode funcionar! Na hora de escrever, não existem regras nem roteiros: você se conecta com o que está sentindo e procura palavras pra traduzir, sem se preocupar com o resultado.
A ideia é ser um espaço de livre expressão, que vai acolher desde as suas preocupações e medos, até as conquistas e desejos pro futuro.
- Quais sentimentos estou sentindo hoje?
- O que tem me preocupado? E me deixado feliz?
- Aconteceu algum evento marcante nos últimos dias?
- Como é a descrição de um dia normal na minha vida?
Essas são apenas algumas ideias de perguntas que podem te guiar no início, já que começar pode ser a parte mais difícil. Com o tempo, assim como todo exercício que requer prática, a conexão com aquilo que está pedindo pra ser ouvido, dentro de você, vai vindo com mais facilidade, e a escrita pode fluir naturalmente.
Para que se transforme em um hábito, a frequência é um ponto importante - mas cuidado para não se cobrar demais! Registre quando conseguir, quando lembrar ou quando tiver vontade - depois de acordar ou antes de dormir, por exemplo. Escreva algumas palavras, um parágrafo, uma página. O que importa é se conectar com alguma forma de expressão que funcione para você e pensar nesse momento com um encontro consigo mesma!
Além de ser uma ótima oportunidade de conexão com a sua versão do presente, é uma ferramenta de autoconhecimento que vai te ajudar no futuro, ao olhar pra trás e reconhecer o quanto você mudou, cresceu e evoluiu.
2. Fazer mais ligações
Para quem quer se conectar e estar mais próximo de amigos e família (mesmo de longe)

Vivemos tempos marcados por eficiência e conveniência, o que nos leva a optar, quase sempre, pelos caminhos que vão facilitar a nossa vida. Mensagens de texto são práticas e rápidas - sobre isso não tem discussão. Mas existe também uma camada de profundidade que se perde quando a gente resume uma mensagem a palavras: perde-se a entonação, a voz, as pausas e tudo que nos possibilita transmitir emoção enquanto nos comunicamos.
Quando ligamos pra alguém - seja por vídeo ou áudio - dividimos o mesmo momento no tempo e falamos no ritmo da vida real. Sem deixar pra responder depois ou escutar no x2. Uma atitude simples que pode ser transformada em um ato de carinho e lembrança, além de nos aproximar das pessoas que a gente ama, mesmo estando longe.
Sabe aqueles momentos em que você senta pra tomar café assistindo os stories de uma influenciadora ou dá play num podcast enquanto lava a louça? Eles podem facilmente ser substituídos pela conexão com alguém bem mais relevante na sua vida, através de um convite pra estar presente no mesmo instante.
Faça o teste e ligue de surpresa pra aquela amiga que você tá tentando marcar de ver há um tempão, mas nunca encontra agenda. Talvez o agora seja o momento perfeito - só faltava a iniciativa!
3. Dizer "sim" com mais frequência
Para quem quer sair da zona de conforto e viver com mais emoção

Entender seus limites e vontades para conseguir dizer "não" quando for necessário é uma ótima ideia de meta, pra desenvolver a qualquer dia. Mas sabe aqueles "nãos" que a gente diz motivados por preguiça, medo ou desconforto? Esses podem ser substituídos por "sims" de vez em quando, e trazer benefícios igualmente poderosos pra sua saúde (em várias camadas).
Seja para fazer uma aula experimental de algum esporte que você nunca praticou antes, um convite pra conhecer um lugar novo ou qualquer outra programação espontânea - dizer sim pode te tirar da zona de conforto e desbloquear um mundo de novas sensações.
Isso porque, toda vez que você é exposto a uma nova experiência, o cérebro reage de uma forma diferente: aprimora o foco e a atenção, aumenta a atividade neuronal e ativa a neuroplasticidade, formando e fortalecendo novas conexões.
E é assim, através do contato com outras perspectivas, que temos a chance de estar em constante movimento e evolução, descobrindo mais sobre o mundo externo - e sobre o interno também.
Junto com esse conjunto de hábitos, deixamos um lembrete importante: sua vida não precisa (e dificilmente vai) se transformar magicamente em poucos dias, mas é possível criar rituais que possibilitem essa transformação, de forma menos acelerada e mais consistente.

Desejamos que, nesse ano, o foco esteja no processo, e não nos resultados.
Feliz 2026!

